Eneida Marta integra novo projeto internacional UMOJA — ONE LOVE FOR AFRICA

ENEIDA MARTA INTEGRA O NOVO PROJETO INTERNACIONAL

UMOJA — ONE LOVE FOR AFRICA.

 

Idealizado durante uma viagem ao Quénia, mais especificamente a Mombaça, quando Alan Floyd foi convidado a participar numa iniciativa solidária por parte do governo local, o projeto musical UMOJA — ONE LOVE FOR AFRICA, conta já com o apoio, passados apenas nove meses, de mais de 20 países africanos, de diversos países europeus, entre eles, Portugal, França e Suécia e dos Estados Unidos da América.

 Um projeto que nasce da vontade de criar uma unidade africana através da música e que tem como objetivo movimentar artistas, produtores e todos que queiram mostrar a sua arte, isto, porque, como nos refere Alan Floyd “Não existe nenhum movimento sem música!”.

O resultado final culminará na interpretação do tema UNITY (UMOJA), criado por Alan Floyd e Shirko Salim, pelos mais diversos artistas da diáspora africana.

 Até agora, 37 cantores já aderiram oficialmente à máquina Umoja, entre eles a rainha e alma da música Guineense, Eneida Marta. Embaixadora da UNICEFF durante muitos anos, Eneida faz do apoio às causas sociais a sua segunda profissão, prestando muita atenção e dedicação aos problemas do seu país e abraçando todas as causas que o possam fazer melhorar e crescer, tanto económica como socialmente.

 Diretor global de operações para as tournées internacionais da inconfundível cantora Beyoncé (com quem trabalha há 21 anos, desde da fundação das Destiny’s Child), tour manager de muitas outras estrelas americanas como Jay Z ou Mary J. Blige, empresário e, quando consegue, músico e produtor, Alan Floyd é também filho de um dos ícones da soul e do blues dos anos 60, explicando-se assim a sua paixão e dedicação ao universo da música.

 Sempre à procura de novas ideias, tendências e inspirações, foi durante esta sua última viagem ao Quénia, mais especificamente ao visitar o estúdio de um talentoso músico local, que nasceu este projeto, ao ser convidado por este artista a regressar e a compor uma música com ele. Unindo os sons da percussão da África Oriental, notas de reggae e um pouco da batida afro-americana, Alan Floyd e Shirko Salim criaram o tema UNITY, ou em suaíli, UMOJA.

 Regressando aos Estados-Unidos, Alan contatou diversos amigos em várias partes do mundo, enviando-lhes a música e pedindo uma opinião, a qual se revelou unânime e extremamente positiva da Europa à América do Sul, passando por África e pelo seu próprio país. Mas Alan não ficou por aqui, disponibilizando gratuitamente esta música a outros músicos, de forma a que estes criassem as suas próprias interpretações. Para além dos músicos, este tema foi ainda disponibilizado a cineasta e produtores de televisão de forma a poderem usá-la como banda sonora de filmes e documentários ou qualquer tipo de conteúdo audiovisual que se alinhe com o espírito da música UMOJA — ONE LOVE FOR AFRICA.

 Revendo-se fortemente nos ideais deste projeto, foi com um enorme prazer que Eneida Marta aceitou o convite para cantar e reinterpretar a música original UMOJA, levando, assim e mais uma vez, o nome e música do seu país além-fronteiras. Mais do que uma música, Eneida espera que este novo movimento social chame a atenção internacional para os vários jovens e novos talentos existente na Guiné-Bissau, e em África, potencializando assim numerosas oportunidades de sucesso ainda por descobrir. Um projeto que tem como objetivo central o crescimento da economia africana através das mais diversas iniciativas culturais, fomentando e impulsionando as colaborações artísticas transatlânticas e multiculturais.

 A música e vídeo UNITY / UMOJA by Eneida Marta estarão prontos no início de 2021. Esteja atento.

 

Voltar

Newsletter
Subscreva a nossa Newsletter e fique a par de todas as novidades!