BaBa ZuLa

BaBa ZuLa é um grupo de música alternativa turco, fundado em Istambul em 1996. Com uma grande variedade de influências e uma ampla gama de instrumentos, os BaBa ZuLa criam um som psicodélico único.

Fundada em 1996, a banda conta com Levent Akman e Osman Murat Ertel como memebros, até hoje. A última formação acrescentou Periklis Tsoukalas, Melike Sahin e Özgür Çakirlar. O membro fundador, Emre Onel, foi substituído por Cosar Kamçi em 2005 e este substituído por Özgür Çakirlar em 2012. Em 2004, a banda BaBa ZuLa incluiu ainda a artista de representação ao vivo Ceren Oykut mas esta deixou a banda em 2010. A sua presença em palco adicionava, a cada atuação, um importante aspecto visual às apresentações ao vivo dos BaBa ZuLa. Akman, Ertel e Onel formaram originalmente os BaBa ZuLa a partir de um projeto paralelo de rock psicodélico turco, os ZeN.

O grupo começou por se apresentar internacionalmente no Kumanova Jazz Festival em 2003, começando gradualmente a construir uma audiência internacional, bem como um grupo de seguidores na Turquia.

Em 2005, os BaBa ZuLa foram expostos a um público ainda mais amplo ao participaram no documentário, Crossing the Bridge, de Fatih Akin, que analisou em profundidade a cena musical contemporânea e vanguardista de Istambul.

Descritos como "a mais adorada banda de música alternativa da Turquia", os Baba Zula criam um som psicadélico único, combinando instrumentos tradicionais turcos, eletrónica, reggae e dub. O "saz", um instrumento de cordas semelhante ao bouzouki, é o principal instrumento utilizado, produzindo um som agudo e limpo.

Utilizando o saz de forma revolucionária, combinando o som deste instrumento com efeitos eletrónicos, os BaBa ZuLa criam um som original, nunca antes criado. 

Até ao momento, a banda já se apresentou em festivais como The Spirit of Tengri (Almaty, Cazaquistão), Images of Middle East (tournée multi-cidades pela Dinamarca), Roskilde Festival (Dinamarca), Sofia Film Festival (Bulgária), Klinkende Munt Festival (Bélgica), Printemps de Bourges (França), CologneTriennale (Alemanha), Simdi / Now Festival (Alemanha), Arezzo Wave Festival (Itália), Bienal de Veneza (Itália), Boost Festival (Holanda) e Era Nowe Horyzonty (Wroclaw, Polónia).

 

Galeria de Imagens

Voltar

Newsletter
Subscreva a nossa Newsletter e fique a par de todas as novidades!